Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras: por uma rede mais forte e unida

Bruna Rocha

voluntária da Elas

27/06/2022

Quando falamos de projetos e programas que apoiam mulheres, estamos falando de iniciativas que podem transformar a vida de milhões de brasileiras. Mas como encontrar essas instituições, seja para solicitar apoio ou até mesmo investir ou fazer parcerias? O Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras surgiu para resolver esse problema. 

Criado pela Rede Mulher Empreendedora, o mapa busca reunir organizações que fazem o ecossistema mais forte e unido. A 7ª edição contou com mais de 170 projetos, divididos em 18 categorias. Para saber mais sobre o Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras, como inscrever seu projeto e outras informações sobre a iniciativa, continue a leitura! 

Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras

O Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras é um raio-x de todas as iniciativas no país que possibilitam e facilitam o acesso de mulheres a oportunidades de desenvolvimento. 

O projeto já está em sua 7ª edição e já reúne mais de 170 projetos e programas nacionais 100% focados no apoio a mulheres, com atuação nacional e em real operação, ou seja, efetivamente funcionando, com livre acesso e gratuitos. Para acessar o Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras completo, clique aqui. 

Atualizado a cada semestre, o mapa é dividido em 18 categorias principais: 

  1. Empreendedorismo feminino
  2. Compras inclusivas
  3. Combate à violência
  4. Advocacy
  5. Aceleração de startups e investimento
  6. Iniciativas de impacto social
  7. Iniciativas para meninas
  8. Inteligência da informação, pesquisa e dados
  9. Liderança feminina corporativa
  10. Mulheres na política
  11. Conselheiras
  12. Mulheres negras
  13. Saúde e bem estar
  14. STEM/ tecnologia
  15. Mulheres do agronegócio
  16. Iniciativas de apoio a mães
  17. Finanças
  18. Empregabilidade feminina

Nossa ONG, Elas no Poder, tem o prazer de estar presente no Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras, na categoria “Mulheres na política” ao lado de projetos como Grupo Mulheres do Brasil, Politize e Vamos Juntas

Importância do mapeamento para as mulheres

O mundo dos negócios ainda é extremamente masculinizado, o que faz com que as mulheres sejam deixadas de lado e tenham dificuldades de ter voz de fala, mesmo em assuntos voltados para o público feminino. Com o mapeamento de projetos 100% focado no apoio às mulheres, conseguimos oferecer apoio, ajudar mulheres, unir iniciativas e, juntas, fortalecer todo o movimento. 

As mulheres estão cada vez mais presentes nos espaços de poder, na política, no empreendedorismo e nas posições de liderança. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser! E essas iniciativas surgem com o objetivo de ajudar profissionais, mães, empreendedoras e qualquer mulher que precise de alguma forma de ajuda ou apoio para chegar a esses espaços.  

Como participar do Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras

O mapa é colaborativo e a sociedade pode indicar projetos e programas para entrar nas próximas edições. Há alguns critérios para definir quais iniciativas serão incluídas no mapa: 

  • Instituições ou programas 100% focados no apoio às mulheres;
  • Atuação em nível nacional;
  • Com ações ativas em 2022, no momento de atualização dessa pesquisa;
  • Com canal de comunicação ativo através de site ou redes sociais;
  • Não ter vinculação, representar ou defender partidos políticos.

Se sua organização preenche todos os pré-requisitos, pode indicá-la através do formulário do projeto aqui

Rede Mulher Empreendedora

A Rede Mulher Empreendedora, responsável pelo Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres Brasileiras, surgiu em 2010 para preencher a falta de uma rede de apoio e troca de informações entre mulheres empreendedoras. Em 2017, a fundadora Ana Fontes ampliou o projeto com a criação do Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade. 

No site oficial da RME, elas dizem ser uma equipe que “acredita que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade”. 

Texto de Bruna Rocha, 28 anos, voluntária da #Elasnopoder, redatora e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing. Apaixonada por escrita, viagem e tudo o que é feito à mão. 

De 1 a 10, quanto você recomendaria esse conteúdo?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Enviando avaliação...

Comentários (0)

Escreva um comentário

Mostrar todos