29/07/2021
Nesse processo de imaginar – e realizar – uma maior concretização dos sonhos e aspirações de tantas mulheres de ocuparem ou se verem representadas por mulheres em um cargo público, vários pequenos passos são dados. Ou melhor, doados.
Doar – seja isto parte de tua energia, teu tempo ou teus recursos financeiros – é dedicar a algo ou alguém seus desejos de prosperidade e sucesso. Dedicar-se à construção de um projeto do zero, fazer-se presente nos seus passos iniciais, é acreditar no seu potencial incipiente, ainda não materializado; é saber que, de tijolo em tijolo, de plataforma em plataforma, e, ainda, de 1% em 1% de representatividade de mulheres na política, a mudança vem. Alimentamos e fortalecemos a árvore para juntes, frutificarmos.
A #ElasNoPoder lança agora sua plataforma de doações, e o tanto que caminhamos até aqui – e já foi chão, viu – foi resultado do movimento de tantas contribuições de voluntárias e apoiadores, que juntaram o potencial delas ao nosso. Doação e dedicação envolvem dizer “estou aqui e, na medida do possível, seguimos juntes”.
Nesta mesma pegada, um dos projetos mais geniais que já fizemos com as contribuições coletivas de vocês à ONG em 2020 foi a Im.Pulsa (Impulsa.voto), plataforma de acesso público e gratuito que treina mulheres para gerar campanhas mais competitivas para elas.
Lembrando que, além de candidatas e equipes de campanha de mulheres, mulheres que não têm acesso a recursos para campanha, e mesmo as que buscam ou se interessam por inovação política podem participar gratuitamente dos cursos de formação política do Impulsa.
A Im.pulsa é um caso de muito sucesso no qual a contribuição de vocês foi revertida exponencialmente em materiais (guias, ferramentas, videoaulas e estudos de caso) que promovem a democratização do conhecimento (sempre em linguagem acessível e afetiva) para muito mais pessoas, por meio de uma formação política sem vínculos partidários com conteúdos práticos, gratuitos, acessíveis online.
A partir daquele financiamento coletivo (que juntou 795 pessoas e 95 mil reais arrecadados), e em parceria com o Instituto Update, a @impulsa.voto treinou, impulsionou, conectou gerações atual e futuras de mulheres líderes do Brasil e dessa vasta América Latina, e foi acessada por mais de 30 mil candidatas e equipes de campanha no Brasil. Aliás, a Im.Pulsa logo será lançada também no Chile!
O conteúdo do material, de miniguias a tabelas e videoaulas exclusivas roteirizadas, se divide em:
Por meio da imensidão dos conteúdos da Im.Pulsa, que oferece, dentre outros, i) treinamentos e campanhas políticas, ii) materiais de apoio, e iii) trilhas de aprendizagem para montar uma campanha vencedora, trabalhamos para promover uma política mais representativa e inovadora, e possibilitar que todas as mulheres possam almejar alçar grandes voos na vida e ocupar mais e mais espaços de poder. Afinal, somos motivadas e queremos motivar os outros pela ideia de um futuro com mais mulheres.
Somos por elas e para elas. A vereadora de Uberaba/MG Rochelle Gutierrez Bazaga (@eusourochelle no Instagram), formou um elo forte e ativo com a Im.pulsa a partir de ambas aquelas pontas: teve um contato muito próximo com a formulação da plataforma Im.Pulsa, e também depois com a utilização dela.
Rochelle conheceu a Elas ao final de 2018, mas entrou em contato com a ONG mais proximamente em 2019, a partir de um seminário de comunicação política do qual ela participou. No final de 2019, a Rochelle, que até então trabalhava em Brasília, voltou para Uberaba já com a ideia de ser candidata cristalizada na cabeça, e manteve contato com a Elas.
No desenvolvimento da Plataforma Im.Pulsa, que ocorreu no início de 2020, junto a outros mais de 30 representantes de 14 entidades, Rochelle contribuiu especialmente nas partes de mentoria e formação política, mas também viu a plataforma como uma excelente base de pesquisa de cases positivos de outras candidatas.
A tabela de finanças constante da Im.Pulsa foi particularmente útil na campanha da referida vereadora, uma vez que a questão financeira não é trivial para grande parte das candidatas mulheres. A tabela que foi disponibilizada à época pela ONG, ajudou-a “a organizar melhor os custos da nossa campanha, e organizar as coisas que eram a curto, médio e longo prazo dentro daquele espaço de tempo da campanha que era tão curto.” E ela continua consultando-a sempre e indicando a todes a tabela.
Em um depoimento maravilhoso à Elas, que com prazer compartilhamos com vocês abaixo, Rochelle conta mais sobre sua experiência positiva com a Elas No Poder e com a Im.Pulsa. Ao final dele, ressalta a importância de intensificarmos a produção de dados que trabalham questões sobre mulheres na política, para estarmos melhor amparadas nas nossas fala e atuação:
Com a dedicação e a doação de mais gente ainda à Elas No Poder e às outras instituições que buscam maior representatividade de mulheres na política, poderemos ampliar o número de mulheres eleitas, que participarão e nos representarão na criação de políticas públicas mais inclusivas.
Quer doar ou saber mais sobre nossa nova plataforma? (: Fizemos um vídeo de dois minutos ilustrando maiores informações para vocês. As doações podem ser feitas aqui: bit.ly/doeparaelas.
Enviando avaliação...
Comentários (0)
Escreva um comentário